As especiarias fazem parte das nossas refeições há muitos anos, embora a sua utilização seja parcialmente condicionada pela nossa cultura e país de origem.
Em culturas como a mexicana, a chinesa, a indiana, a tailandesa ou a japonesa, as malaguetas e as especiarias picantes não só são essenciais para cozinhar, como também conhecem e aplicam as propriedades do picante para a saúde.
Como a Doctor Salsas está aqui para mudar as regras do mundo do picante, não o podemos fazer sem dar a conhecer os infinitos benefícios da capsaicina para a saúde.
A capsaicina é um componente ativo presente nas Capsicum (que conhecemos popularmente como Pimento, Malagueta ou Chili) que estimula o recetor térmico da pele provocando a sensação de picante nas nossas papilas gustativas.
Na realidade, o picante não é um sabor. Não o captamos com o sentido do paladar, mas sim com os recetores térmicos da pele, chamados nociceptores.
Estamos cada vez mais conscientes de que os alimentos têm milhares de benefícios para a saúde e que, de facto, comer picante é benéfico e pode melhorar o nosso bem-estar.
Há muitas pessoas que não podem comer sal, pois é prejudicial para quem tem hipertensão ou problemas no coração e na circulação. As especiarias e os molhos picantes são perfeitos para substituir o sal e dar sabor às nossas refeições.
PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DO PICANTE PARA A SAÚDE
– Ajuda a melhorar a digestão.
– É antibacteriano e antissético.
– Exerce uma ação anti-inflamatória a nível arterial e ativa a circulação.
– Favorece um melhor controlo da hipertensão arterial.
– Ativa o sistema nervoso simpático libertando endorfinas e dopamina, o que o torna um analgésico natural.
– É um ativador do metabolismo energético. Certas especiarias ativam uma das enzimas-chave na regulação do metabolismo e no controlo da energia.
– Ajuda a modular os níveis de glicose no sangue.